0

PIXY2 – A SEGUNDA VERSÃO DA FAMOSA CAMERA PIXY ACABA DE CHEGAR À ELECTROFUN!

Vídeo deste Projeto no nosso canal do YouTube:

A câmera Pixy foi um sucesso logo desde o seu lançamento; muito devido à sua incrível funcionalidade de reconhecimento de objetos através de códigos de cores. Porém, ainda persistiam algumas limitações. Foi assim que nasceu a PIXY2, uma câmera mais pequena, mais potente e mais capaz do que a sua versão anterior. Neste artigo, vamos descobrir tudo o que é preciso saber sobre a câmera PIXY2!

 

Imagem Produto Comprar
  Câmera PIXY2 CMUcam5

 

Unboxing

Na caixa, podemos encontrar:

  • Câmera PIXY2
  • Cabo de Conexão entre Pixy2 e Arduino (ICSP)
  • Cabo USB-A para microUSB

 

Montagem e Configuração:

No que toca à montagem e configuração, podemos optar por dois métodos:

  • Arduino IDE

Para interagirmos com a câmera através do Arduino IDE, vamos começar por transferir a livraria do produto, disponível no site oficial. É através da ligação ao Arduino que é possível realizar projetos mais elaborados, onde a PIXY2 fornece todos os dados necessários para, por exemplo, construir um kit detetor de objetos ou carro seguidor de linha.

Incluímos a biblioteca no nosso IDE e podemos optar por experimentar 9 códigos-exemplo.

 

  • Aplicação PixyMon

Para uma experiência mais visual dos dados da câmera, a instalação da aplicação PixyMon (Windows/MAC) é essencial.

 

 

 

 

 

 

 

 

Na aplicação, podemos selecionar 4 programas:

1)  Reconhecimento de objetos por Código de Cores: Neste programa, a placa é capaz de, através dos perfis RGB, encontrar padrões nos objetos com vista a reconhecê-los.

2) Seguimento de Linha: Podemos utilizar este programa para um carro seguidor de linha. A inteligência artificial consegue criar um vetor com a posição futura da câmera. Podemos também imprimir pequenos sinais (como virar à esquerda, virar à direita, parar) para mudar o carrinho de direção em interseções de linhas.

 

 

 

 

 

3) Seguimento de Objetos com Utilização de Motores Servo: Utilizando os dois headers de 3 pinos da placa e uma estrutura móvel, siga os objetos no espaço com este produto! Atire uma bola, e está aberta a caça à bola! Um programa divertido para os mais pequenos.

Pixy2 Smart Sensor: Vision for Raspberry Pi - Robotic Gizmos

4) Feed de Vídeo: Este programa é bastante simples: apenas mostra o feed de vídeo da câmera.

Primeiras Impressões

A utilização da PIXY2, tanto pelo Arduino IDE, quanto pela aplicação PixyMon, é bastante simples e intuitiva. As possibilidades deste pequeno módulo são infinitas: desde carros seguidores de linha, a identificadores de objetos, leitores de códigos de barras; o céu é o limite! O módulo, apesar de não acompanhar uma estrutura externa, mostra-se bastante robusto, não sendo suscetível de danos fáceis.

Não se esqueçam de ver o nosso vídeo sobre este artigo no nosso canal do YouTube:

Em ElectroFun.pt pode encontrar todo o tipo de módulos e acessórios para Arduino, e para outras placas microcontroladoras, como Raspberry ou até Micro:Bit! Porém, se prefere vê-los ao vivo, ou se tem qualquer outra dúvida sobre um produto, visite-nos na nossa loja física, em Vila Nova de Gaia, localizada no Grande Porto!

Comments

Comentários

Bernardo Teixeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

To use BrandCaptcha you must get an API Key