0

QUER EVITAR FUGAS DE GÁS OU INCÊNCIOS EM SUA CASA? ESTE PROJETO É PARA SI!

Vídeo deste Projeto no nosso canal do YouTube:

À saída de casa, todos temos aquela sensação de que nos esquecemos de alguma coisa; mas muitas dessas vezes não nos lembramos e, quando se tratam de tarefas importantes como, por exemplo, desligar o gás, as consequências podem ser trágicas. Neste artigo, vamos desenvolver um programa, capaz de detetar fugas de gás ou fumos, e enviar uma mensagem para o telemóvel. Vamos descobrir!

 

  • Material Necessário

Para este projeto, vamos precisar dos seguintes materiais:

Imagem Produto Comprar
  LilyGo TTGO V1.4 ESP32
  2 Breadboard’s 830 Pinos
  LCD 16×2 I2C
Sensor Deteção de Gás e Fumo MQ-2
  Resistências de 1K e 2K
  Jumpers Macho-Macho
  Jumpers Macho-Fêmea
  • Montagem do Circuito

No que toca à montagem, vamos utilizar a comunicação I2C entre o LCD e a ESP32, ligando o pino SCL ao pino 22 da ESP e o pino SDA ao pino 21 da mesma placa. Ao ligar o sensor MQ-2 à placa ESP32, encontramos um problema: a leitura analógica dos pinos da placa tem como valor de leitura de tensão máxima de 3.3V (4095), ao que o nosso módulo envia sinais de pico máximo 5V. Para ultrapassar esta dificuldade, entre as demais opções, escolhemos montar um divisor de tensão, utilizando 1 resistência de 1K e 1 resistência de 2K, garantindo assim o valor de tensão da leitura de 3.3V, ao qual ligamos ao pino 14.

 

  • Arduino IDE

Para terminar, basta abrirmos o Arduino IDE, e compilarmos o código do projeto. Para isso, vamos instalar as seguintes livrarias:

No código incluímos também um ficheiro adicional (utilities.h) para auxiliar na configuração dos pinos do módulo GSM.

Basta apenas definirmos a placa ESP32 para upload e testar!

 

 

Não se esqueçam de ver o nosso vídeo sobre este artigo no nosso canal do YouTube:


Para mais projetos, percorram o nosso blog, onde podem encontrar vários artigos interessantes relacionados com eletrónica, robótica e muito mais! Visitem também o nosso site, onde encontram tudo para eletrónica e robótica!

Comments

Comentários

Bernardo Teixeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

To use BrandCaptcha you must get an API Key