O tablet é mesmo necessário? Se for só para chamar e enviar não vejo grande razão para complexificar (e encarecer) a solução. Basta colocar um botão em cada um dos pontos. Talvez com algo deste género:
ESP32 Client-Server Wi-Fi Communication Between Two Boards
Dois esp32 ligados, em que um deles é usado como servidor. Não sei qual a distância máxima que esta solução terá…