0

DETETOR DE FALHA DE ENERGIA COM ESP32

Vídeo deste Projeto no nosso canal do YouTube:

 

Ficar sem energia a meio de uma tarefa pode ser, muitas vezes, algo bastante chato, especialmente quando se trata de trabalho! Porém, nesses casos, ainda podemos “dar a volta”, perdemos mais um pouco de tempo e geralmente conseguimos acabar o trabalho; mas, e quando não estamos em casa e falha a energia? Pensamos logo nos frigoríficos, arcas congeladoras, e muitos mais equipamentos que precisam de estar ligados 24 sobre 24 horas. Neste artigo, vamos desenvolver um detetor de falha de energia, para poder ser notificado por SMS quando algo de errado se passar em casa!

 

  • Material Necessário

Para este projeto, vamos precisar dos seguintes materiais:

Imagem Produto Comprar
  LilyGO TTGO ESP32
  Sensor De Corrente ACS712 20A
  Bateria Li-Pol 3.7V 330mAh
  Jumpers Fêmea-Fêmea

 

  • Montagem do Circuito

No que toca à montagem, alimentar o sensor de corrente e ligar o pino de sinal ao GPIO 34 da ESP32. No módulo, ligamos o nosso equipamento ao qual queremos ser notificados quando este se desliga por uma falha na eletricidade. Não nos podemos esquecer de colocar um cartão SIM na ESP32 e de ligar a bateria de backup.

 

 

  • Arduino IDE

Para terminar, basta abrirmos o Arduino IDE, e compilarmos o código do projeto. Este vem acompanhado por um ficheiro auxiliar, que define pinos específicos para o módulo GSM, bem como funções para o carregador da bateria embutido na ESP32.

 

Código do Projeto

 

Não se esqueçam de ver o nosso vídeo sobre este artigo no nosso canal do YouTube:


Para mais projetos, percorram o nosso blog, onde podem encontrar vários artigos interessantes relacionados com eletrónica, robótica e muito mais! Visitem também o nosso site, onde encontram tudo para eletrónica e robótica!

Comments

Comentários

Bernardo Teixeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

To use BrandCaptcha you must get an API Key