0

COMUNICAÇÃO ENTRE DUAS MICRO:BIT’S COM O KIT SMART CUTEBOT? SIM, É POSSÍVEL!

Vídeo deste Projeto no nosso canal do YouTube:

Já aqui no nosso blog apresentamos muitos artigos sobre programação em Arduino, ESP32, e até um pouco de Raspberry Pi; mas, e para quem quer apenas uma programação mais simples? Talvez só para fazer umas brincadeiras com robots sem linhas de código!? E… Com 2 robots? Neste artigo, vamos fazer uma breve introdução à placa Micro:Bit, mais concretamente ao Kit Smart CuteBot e explicar a sua função rádio, com um projeto envolvendo carros robot!

 

O que é Micro:Bit?

 

Imagem Produto Comprar
  Placa Micro:Bit V2

 

A Micro:Bit é uma placa de desenvolvimento e prototipagem, semelhante ao Arduino, inicialmente desenhada para educar crianças no Reino Unido. Criada pela BBC, esta placa acabou por se espalhar para as mais diversas regiões do globo, devido à sua facilidade e multiplicidade de programação (é capaz de ser programada por blocos (Scratch), Python, JavaScript). Outra das razões para a sua emancipação foi a introdução de kit’s onde é possível apenas encaixar a placa e programar.

Um grande diferencial também desta placa é a integração nativa de alguns módulos/sensores, como um sensor de temperatura, compasso e acelerómetro, matriz de 25 led’s, microfone e, o mais importante para este projeto, um transceptor de radiofrequências que, especialmente desenhado para a comunicação entre placas Micro:Bit, permite enviar e receber dados de uma forma bastante simples.

 

Kit Micro:Bit Smart CuteBot

 

Imagem Produto Comprar
  Kit Micro:Bit Smart CuteBot

 

Na caixa deste kit, contamos com os seguintes elementos:

  • Estrutura do Kit Smart CuteBot
  • Suporte para 3 Pilhas AAA com Conector para o Kit
  • Pad com Cola Dupla Face para Fixação do Suporte de Pilhas AAA
  • Mapa para Seguimento de Linha
  • Manual do Utilizador

NOTA: A PLACA MICRO:BIT NÃO VEM INCLUÍDA NO KIT, NEM AS 3 PILHAS AAA. A PLACA PODE SER ADQUIRIDA AQUI E AS PILHAS AQUI.

Esta estrutura conta também com alguns sensores/módulos, nomeadamente o módulo seguidor de linha, sensor ultrassónico e um módulo para controlo dos 2 motores existentes.

 

Conexão entre as duas placas Micro:Bit (Sincronização de Movimentos)

Voltando ao tópico principal deste artigo, vamos agora utilizar dois kit’s Micro:Bit CuteBot para sincronizar os movimentos das rodas deste nosso kit.

Vamos precisar, para este mini projeto, de dois kit’s CuteBot e duas placas Micro:Bit, que podem ser adquiridas nas tabelas acima.

 

 Montagem

No que toca à montagem, vamos encaixar a placa controladora no kit no seu slot respetivo. Com o suporte de pilhas vamos colocar 3 destas no mesmo e, recorrendo à pad de cola dupla face, colamos o suporte ao kit, encaixando o conector ao mesmo.

 

Programação (Coordenação dos 4 Movimentos)

Para esta programação, vamos utilizar o método mais simples: a programação por blocos, recorrendo à plataforma Microsoft MakeCode. Esta é a mais user friendly, devido à sua estrutura visual. Vamos utilizar um kit para gerar um número aleatório de 1 a 4, que irá corresponder a um dos 4 movimentos possíveis do robot (avançar, recuar, virar à esquerda, virar à direita). Se a distância fornecida pelo sensor ultrassónico for superior a 10cm, o robot vai executar o movimento correspondente ao número gerado e vai enviar esse mesmo comando para o outro kit CuteBot, que irá replicar o movimento.

Programação (Coordenação de Paragem/Avanço)

Neste código, vamos fazer com que os dois kit’s parem a avancem ao mesmo tempo. Haverá um kit mestre, que irá ditar, através da distância fornecida pelo sensor ultrassónico, a paragem ou o andamento do robot; enquanto que o outro kit apenas irá imitar o kit mestre.

Para obter todos os códigos destes exemplos, basta carregar nas respetivas imagens!

 

Não se esqueçam de ver o nosso vídeo sobre este artigo no nosso canal do YouTube:


Para mais projetos, percorram o nosso blog, onde podem encontrar vários artigos interessantes relacionados com eletrónica, robótica e muito mais! Visitem também o nosso site, onde encontram tudo para eletrónica e robótica!

Comments

Comentários

Bernardo Teixeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

To use BrandCaptcha you must get an API Key