Neste tutorial, vai aprender como usar um ecrã LCD 16×2 com Arduino. Para este tutorial vamos usar o módulo 1602A que leva um controlador HD44780, muito comum neste tipo de displays.
#1 – Ligação directa ao Arduino
Na seguinte imagem, pode ver o pinout da placa e a seguir a descrição de cada pino:
VSS é o pino de negativo ou GND.
VDD é a alimentação principal do ecrã e o chip, funciona a 5v.
VO é o contraste do ecrã, deve ligar com um potenciómetro de 10k.
RS é o selector de registo para o LCD se quer mostrar caracteres ou enviar comandos de controlo.
RW é o pino que comanda la leitura/escritura. No nosso caso sempre estará em 0 (GND).
E é permitido, habilita o ecrã para receber informação.
D0-D3 não vamos a utilizar.
D4-D7 estabelecem as linhas de comunicação por onde se transferem os dados.
A y K são os pinos do led da luz de fundo do ecrã. Liga-se a 5v e K a GND.
O esquema de ligações:
Um código de exemplo:
//Incluimos a livraria LiquidCrystal #include <LiquidCrystal.h> //Definimos os pinos que vamos a usar LiquidCrystal lcd(12, 11, 5, 4, 3, 2); void setup() { lcd.begin(16, 2); //Inicializamos o ecrã lcd.setCursor(0, 0); //Situamos o cursor lcd.print("Minitronica.com"); //Obtemos o texto pelo ecrã } void loop() { }
#2 – Ligação através de adaptador I2C
Para usar el adaptador I2C temos que descarregar uma livraria LiquidCrystal modificada, criada por Frank de Brabander. Descarregar la livraria LiquidCrystal_I2C. Este é o esquema de ligações:
Este é um código básico de funcionamento:
//Incluimos as livrarias Wire e LiquidCrystal_I2C #include <Wire.h> #include <LiquidCrystal_I2C.h> //Inicializamos os pinos e a direção que vamos a usar LiquidCrystal_I2C lcd(0x27,2,1,0,4,5,6,7,3, POSITIVE); void setup() { lcd.begin (16,2); //Inicializamos o ecrã lcd.setBacklight(HIGH); //Acendemos a retroiluminação lcd.setCursor(0,0); //Movemos o cursor lcd.print("Minitronica.com"); //Obtemos texto em ecrã } void loop() { }
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