0

UM MÓDULO PARA INSTALAR EM CALHA DIN!? SHELLY PRO 4PM

Vídeo deste Produto no nosso canal do YouTube:

 

Quem não conhece a marca Shelly? Conhecida pelos seus diversos módulos para smart home, desde controladores de persianas e interruptores adaptáveis à instalação elétrica existente numa habitação; ou até pelos seus sensores de, por exemplo, temperatura e humidade, presença, abertura de porta, gás, fumo, fuga de água,… Um dos mais recentes produtos da marca é um módulo, instalável em calha DIN, capaz de controlar 4 dispositivos independentes até 16A, com entrada para interruptores normais e, o destaque, com medição de consumo!? De certeza que sabe do que estamos a falar: do Shelly Pro 4PM. Neste artigo, vamos fazer o unboxing deste produto e mostrar todas as suas capacidades!

 

Imagem Produto Comprar
  Shelly Pro 4PM

 

Unboxing

Na caixa do produto não dispomos de muitos acessórios, tal como nos restantes equipamentos dos dias atuais, apenas o essencial ao funcionamento. Neste caso, podemos encontrar:

  • Módulo para Calha DIN Shelly Pro 4PM
  • Manual de Instruções/Montagem
  • Manual de Utilização da Aplicação “Shelly Cloud”

 

 

Montagem e Configuração:

No que toca à montagem, começa-se por montar o módulo numa calha DIN, nomeadamente e, sempre que possível, o mais perto do quadro elétrico. No que toca às ligações, atentamos o seguinte esquema de ligações:

Podemos interpretar, pelo esquema, que é necessário uma fase e um neutro para efetuar a alimentação do módulo. Posteriormente, e para cada dispositivo que pretendamos controlar, utilizamos a mesma linha de fase para alimentar os terminais “L”. As saídas “01”, “02”, “03” e “04” correspondem aos 4 dispositivos que vamos controlar, efetuando a ligação segundo o esquema. Caso pretendamos utilizar interruptores convencionais para controlar os dispositivos de saída, ligamos a mesma fase de alimentação do módulo a um lado do interruptor, e o outro lado liga diretamente à entrada no módulo para a saída correspondente: por exemplo, se quisermos controlar a saída “02” com um interruptor, ligamos o mesmo à entrada “S2”.

Apesar de o produto funcionar através de Wi-Fi, é possível ligá-lo à internet através de uma ligação RJ45, presente na parte inferior do mesmo.

 

 

A configuração é realizada, como todos os artigos da marca, através da aplicação “Shelly Cloud” (Android/IOS). Basta, caso não tenhamos conta na aplicação, criar um registo ou iniciar sessão, e adicionar um novo dispositivo. Após fornecer os dados da sua rede local, como SSID e palavra-chave, o módulo liga-se automaticamente ao seu Wi-Fi doméstico. Na aplicação, é possível ligar ou desligar as saídas do módulo, ver o consumo instantâneo, ou até ver a sua variação através de um gráfico. É também na aplicação que a possibilidade de ligar/desligar automaticamente com o nascer do dia ou por do sol; bem como integrar com outras plataformas de casa inteligente.

 

Primeiras Impressões

Visual e esteticamente, este módulo mostra-se bastante robusto, com uma qualidade do construção de não deixa a desejar, especialmente quando consideramos o seu “habitat natural”, um quadro elétrico. O revestimento garante a ausência de problemas elétricos, como curto circuitos ou choques, através da proteção física dos terminais das suas entradas e saídas. Depois de devidamente montado e configurado, este produto é bastante consistente no seu funcionamento, mostrando medições de consumo bastante próximas do real.

 

 

Não se esqueçam de ver o nosso vídeo sobre este artigo no nosso canal do YouTube:

Em ElectroFun.pt pode encontrar todo o tipo de artigos para casa inteligente, bastando apenas aceder ao nosso mini site de domótica para descobrir a nossa vasta gama de produtos!  Para mais produtos desta marca, cliquem aqui! Se prefere vê-los ao vivo, ou se tem qualquer outra dúvida sobre um produto, visite-nos na nossa loja física, em Vila Nova de Gaia, localizada no Grande Porto!

Comments

Comentários

Bernardo Teixeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

To use BrandCaptcha you must get an API Key