Que tal um pouco de som com seu Arduino? Neste tutorial iremos aprender a usar um dispositivo um tanto quanto barulhento, o sonorizador Piezo.
Sensor Piezo elétrico
A palavra piezo é de origem grega e significa pressionar, torcer. Piezos são elementos que utilizam o efeito piezoelétrico.
Do famoso portal wikipedia, temos que:
Piezoeletricidade é a capacidade de alguns cristais gerarem tensão elétrica por resposta a uma pressão mecânica.
Sendo assim, alguns materiais possuem a capacidade de gerar tensão elétrica quando são submetidos a uma força externa. Uma das aplicações dele é como sensores de batida, como em baterias elétricas. Outro lugar comum de encontrá-los, é em isqueiros, que transformam o movimento do ignitor em faísca.
O mais interessante é que o contrario também é verdade. Quando inserimos um diferencial de tensão no cristal, o cristal transforma energia elétrica em energia mecânica. Dessa forma, o piezo se mexe.
Através desse efeito, podemos alimentar o transdutor com um tensão variável, com o intuito de obter sons.
O Som
O som é a propagação de uma vibração acústica em um meio material elástico, tal como o ar e a água, que seja perceptível pelo aparelho auditivo humano. Essa vibração gera o movimento das partículas desses materiais que, com isso, transmitem o som.
Como seres humanos, temos como um de nossos principais sensores o sistema auditivo. Além de nos permitir escutar, ele também está intimamente ligado ao equilíbrio do nosso corpo.
Em resumo, o ouvido recebe o som e transforma em impulsos nervosos que serão enviados para nosso cérebro, que terá o trabalho de interpretar a informação.
O nosso aparelho auditivo é capaz de ouvir vibrações com frequência mínima de 20Hz, enquanto a frequência máxima chega a 20.000Hz. Sons cuja frequência seja maior que 20kHz são denominados ultrassons, enquanto que aqueles abaixo de 20Hz são chamados de infrassons.
Sabendo que o som é a propagação de uma vibração entre 20Hz e 20kHz, podemos usar a propriedade do transdutor piezo elétrico de se mexer ao aplicarmos uma tensão elétrica e gerar som.
Para isso, podemos colocar uma onda de tensão na faixa de frequência audível , assim o transdutor vibrará na mesma frequência, emitindo som. Veremos isso na prática durante a experiência.
Em geral, o piezo é encontrado em formato de disco com dois fios. Um vermelho, o positivo, e um preto, o negativo. Veja um típico piezo na imagem abaixo.
Quando o assunto é Arduino, utilizamos muito o buzzer, que nada mais é que um disco piezo encapsulado em uma proteção plástica.
Podemos usar ele sozinho ou em um módulo, tal como o da GBK robots:
Fazendo uma sirene com um buzzer
Material
- 2 Fios Jumper’s
- Protoboard
- Arduino Uno Rev3
- Buzzer
Agora vamos ligar os componentes do projeto. Para isso, desligue o cabo USB de seu Arduino e monte seu circuito conforme a figura a seguir. A perna positiva do buzzer ficará no pino 9 e a negativa no GND.
Ligue o Arduino ao computador e abra a IDE Arduino.
Antes de carregar um programa, precisa selecionar qual porta deseja usar para fazer carregar o programa no Arduino (upload). Dentro do Arduino IDE, clique no menu Ferramentas (tools) e abra o submenu Porta(Port). Clique na porta que o Arduino está conectado, tal como COM3 ou COM4. Geralmente aparece o nome da placa Arduino : “COM3 (Arduino Uno)”.
Também precisa garantir que o tipo de placa apropriado está selecionado em Ferramentas(Tools) no submenu Placa (Board).
Crie um programa (sketch) e salve com o nome de “programa_buzzer_sirene”.
Com o seu programa salvo, escreva nele o código conforme escrito abaixo.
float seno; int frequencia; void setup() { //define o pino 9 como saída pinMode(9,OUTPUT); } void loop() { for(int x=0;x<180;x++){ //converte graus para radiando e depois obtém o valor do seno seno=(sin(x*3.1416/180)); //gera uma frequência a partir do valor do seno frequencia = 2000+(int(seno*1000)); tone(9,frequencia); delay(2); } }
Depois de escrever o código, clique em Upload para que o programa seja transferido para seu Arduino.
Caso tenha ocorrido tudo como esperado, o buzzer deve começar a “gritar” como uma sirene.
Programa
No Arduino, temos uma função que gera uma onda pulsante na frequência desejada. O nome dessa função é tone.
tone(pino,frequência); tone(pino,frequência,duração);
Para usar essa função, devemos definir o pino de saída, a frequência do tom e, caso queira, a duração em milisegundos.
Hardware
O som da sirene que ouvimos é resultado de um sinal digital de frequência variável na saída do pino 9, que ao energizar a perna positiva buzzer, o mesmo emite um som com frequência igual ao da saída do Arduino.
Para que o som seja o de uma sirene, aumentamos e diminuímos, através do programa, a frequência de saída do Arduino. Caso colocássemos uma frequência fixa, teríamos um som continuo.
Experimente colocar uma frequência contante tal como o código abaixo. Experimente valores entre 0Hz e 30000Hz e veja na prática a faixa de sons audíveis.
int frequencia; void setup() { //define o pino 9 como saída pinMode(9,OUTPUT); } void loop() { frequencia=440; // frequência correspondente a notá Lá tone(9,frequencia); }
Artigo gentilmente cedido por Vida de Silicio
Todos os produtos utilizados neste artigo podem ser encontrados na Loja de Eletrónica e Robótica – ElectroFun.
Gostaram deste artigo? Deixem o vosso comentário no formulário a baixo e partilhem com os vossos amigos.
Não se esqueçam de fazer like na nossa Página no Facebook.
Podem ainda colocar as vossas dúvidas no nosso Forum da Comunidade Arduino em Portugal ou no nosso Grupo no Facebook Arduino Portugal – Qual o teu projeto?