No post anterior aprendemos como controlar a iluminação e o toque de um buzzer ativo através da app “Blynk”. Hoje vamos aprender como adicionar sensores ao projeto anterior e ler os dados obtidos de diferentes formas.
Código de programação:
/**************Definição das librarias responsaveis pela comunicação com o esp e com o arduino**************/ #define BLYNK_PRINT Serial #include "ESP8266_Lib.h" #include "BlynkSimpleShieldEsp8266.h" #include "SoftwareSerial.h" SoftwareSerial EspSerial(8,9); // RX, TX // Adquire o TOKEN na aplicação char auth[] = "8*******************************"; //Inserir o AUTH TOKEN entre das aspas presentes no programa /************** Credenciais WIFI ***************/ // Defenição da password e do nome da rede char ssid[] = "REDE WIFI"; char pass[] = "PASSWORD WIFI"; // Definir a baud dp esp8266 para 9600 para permitir a comunicação com a aplicação #define ESP8266_BAUD 9600 ESP8266 wifi(&EspSerial); void setup() { Serial.begin(9600); delay(10); EspSerial.begin(ESP8266_BAUD); delay(10); Blynk.begin(auth, wifi, ssid, pass); } void loop() { Blynk.run(); }
Como adicionar sensores ao projeto:
Selecionamos o widget “Gauge” e o resultado deverá ser o seguinte:
De seguida vamos configurar o widget para ler os dados obtidos pelo LDR da seguinte forma:
Resultado Final:
Lista de Material:
Todos os produtos foram adquiridos na loja de eletrónica e robótica ElectroFun: www.electrofun.pt.
- Arduino Nano
- Led
- LDR
- Breadboard
- Resistências
- Buzzer Ativo
- Wire Jumpers
- Kit Arduino Iniciação (opcional)
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