0

Que Arduino comprar para começar?

Arduino é uma plataforma de hardware livre formada por uma placa, um microcontrolador ATmel AVR e várias porta de entrada /saída. O Arduino permite controlar e monitorizar uma infinidade de componentes electrónicos tal como sensores, shields, motores, relés, leds, etc. Assim permitindo o desenvolvimento de projetos de robótica, domótica e eletrónica muito interessantes.

Certamente já viste na internet as possibilidades que esta plataforma oferece e tudo que pode ser criado com ela e gostarias de começar a mexer mas não tens noção de que Arduino comprar entre todos os disponíveis, mas com este post vamos ajudar te a decidir.

Arduino UNO R3

O Arduino Uno tem um tamanho reduzido e uma quantidade suficiente de entradas e saídas para a maioria dos projetos de pequena – mediana envergadura. É o principal modelo para a plataforma Arduino e é compatível com a maioria dos shields existentes. Uma grande parte dos tutoriais e códigos de exemplo que encontrarás na internet estão designados para esta placa.

Existem 2 versões, uma que leva o microcontrolador em zócalo que pode ser removido e outro que o leva soldado e é do tipo SMD, as duas placas são programadas facilmente e confortavelmente com um cabo de USB.

Arduino MEGA 2560

Para projetos maiores temos o Arduino MEGA 2560, uma placa ligeiramente maior que o Arduino UNO. Este modelo tem um número maior de entradas/saídas, em concreto 54, tem 14 saídas PWM, 4 portas UART, 12C e 16 entradas analógicas.

O Arduino MEGA mantém a compatibilidade com a maioria dos shields do Arduino UNO mas o que realmente marca a diferença é a sua maior capacidade de memória, o que vai permitir utilizar lo com códigos extensos e que usem uma quantidade grande de variáveis.

Esta também será uma boa opção, pois permitirá usar muitos códigos que há na internet pensados para o Arduino UNO e porque tem compatibilidade com muitos shields , além que tem muitas entradas e saídas.

Arduino NANO

Este é o modelo de Arduino mais pequeno, conta com a mesma especificações tecnicas e a mesma distribuição dos pinos. Destina-se a utilização em picar placa de ensaio, soldada sobre um PCB ou soldar fios directamente para a placa.

O Arduino Nano tem um tamanho ridículo em comparação com o Arduino UNO, tornando-o ideal para projetos onde outro modelo Arduino maior tamanho seria  inviável.

A favor temos o seu pequeno tamanho e a comodidade de poder pica-lo numa protoboard, em contra os pinos tem que ser soldados.

Arduino LilyPad

O Arduino LilyPad está destinado para dar vida e interatividade para o vestuário (wearables), desde camisas aos bonés, luvas, colares, sapatos, shorts etc. O limite é a tua imaginação! Tem pinos especiais com grandes buracos para ser costurado ao tecido.

Para cozer os sensores e atuadores utiliza-se um fio condutor especial. A diferença para os outros Arduinos é que este funciona a 8 MHz em vez de 16 MHz. Este Arduino és perfeito para disfarces, roupa tatico, pequenos projetos de eletrónica, etc.

Se não vais usa-lo no vestuário necessitas de um Arduino de tamanho pequeno, recomendamos te o Arduino Nano ou o Arduino Micro.

Comprar placas compatíveis

Arduino é Open Source e Open Hardware, isso significa que os projetos de hardware e software podem baixar de forma gratuita e utiliza-la, copiando e modificando, até mesmo fazer produtos para o uso pessoal ou para o mercado. Devido a isso houveram muitos fabricantes que começaram a distribuir a sua própria versão de arduino.

Porque que são mais baratas compatíveis

As placas de Arduino compatíveis e usam um chip CH340G para a comunicão USB-SERIAL em vez de os FT 232 o PL2303, que são muito mais caros. Como usario notarás a diferença, isso requer a instalação de um drive especial em versões antigas do windows.

 Placas compatíveis são de má qualidade?

Na internet há de tudo pode obter um UNO Arduino para 1€ , em alguns mercados asiáticos, mas a sua qualidade deixa muito a desejar. Também dizem que existem fabricantes que distribuem replicas, bem feitas e com componentes de alta qualidade.

Comprar um Kit de Arduino

Um Kit de Arduino é uma caixa de plástico com compartimentos que inclui uma placa de Arduino, um conjunto de leds de cores, cabos jumper, display LCD, botões, etc. Este tipo de Kits são perfeitos se não tens conhecimentos prévios, e o objetivo é apreender apenas a partir do zero familiarizado com o conceito de livrarias, o ambiente de desenvolvimento e em geral fazem as coisas funcionar.

 

Artigo gentilmente cedido por Vida de Silicio

 

Todos os produtos utilizados neste artigo podem ser encontrados na Loja de Eletrónica e Robótica – ElectroFun.

Gostaram deste artigo? Deixem o vosso comentário no formulário a baixo e partilhem com os vossos amigos.

Não se esqueçam de fazer like na nossa Página no Facebook.

Podem ainda colocar as vossas dúvidas no nosso Forum da Comunidade Arduino em Portugal ou no nosso Grupo no Facebook Arduino Portugal – Qual o teu projeto?

Comments

Comentários

ArduinoPortugal.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

To use BrandCaptcha you must get an API Key