Hoje vamos mostrar como controlar leds, módulos e diversos sensores utilizando apenas o nosso ESP8266, uma aplicação para smartphone e a nossa comunicação WIFI.
Esquema de ligação:
Para comunicarmos com o nosso módulo WIFI ESP8266 vamos utilizar uma fonte de alimentação 3.3V/5V, um arduino nano, um led , uma resistência 220 ohm e seguiremos o seguinte esquema
Aplicação “BLYNK”:
O Blynk é uma plataforma que integra um aplicativo (iOS e Android) com o hardware, que pode ser ESP8266, Arduino, Raspberry Pi, Intel Edison, entre outras plataformas de desenvolvimento.
O aplicativo permite a integração direta com o dispositivo pela Internet, ou seja, torna-se possível controlar uma saída digital do ESP pela Internet em poucos minutos e sem complicações.
1.Inicio do aplicativo:
Para utilizarmos esta aplicação vamos ter que criar uma conta onde iremos guardar todos os projetos criados.
2.Configuração do aplicativo:
No ponto 1 vamos definir o nome do nosso projeto
No ponto 2 será possível escolhermos qual o dispositivo que mais se adapta ao nosso projeto, neste caso, vamos escolher o Arduino Nano.
No ponto 3 definimos o tipo de comunicação que vamos utilizar
No ponto 4 podemos escolher o tema que mais nos agrada variando entre o branco e o preto
Por fim, depois de todos os pontos estarem preenchidos de acordo com o nosso projeto, selecionamos o botão “Create”. Irá aparecer um aviso indicando que o TOKEN do nosso projeto foi enviado via email para completar o nosso codigo.
Código de programação:
Após a criação do novo projeto na app “Blynk”, vamos programar o nosso arduino para tornar possível a comunicação WIFI entre a aplicação e o módulo
/**************Definição das librarias responsaveis pela comunicação com o esp e com o arduino**************/ #define BLYNK_PRINT Serial #include <ESP8266_Lib.h> #include <BlynkSimpleShieldEsp8266.h> #include <SoftwareSerial.h> SoftwareSerial EspSerial(8,9); // RX, TX // Adquire o TOKEN na aplicação char auth[] = "INSERIR AUTH TOKEN"; //Inserir o AUTH TOKEN entre das aspas presentes no programa /************** Credenciais WIFI ***************/ // Defenição da password e do nome da rede char ssid[] = "REDE WIFI"; char pass[] = "PASSWORD WIFI"; // Definir a baud dp esp8266 para 9600 para permitir a comunicação com a aplicação #define ESP8266_BAUD 9600 ESP8266 wifi(&EspSerial); void setup() { Serial.begin(9600); delay(10); EspSerial.begin(ESP8266_BAUD); delay(10); Blynk.begin(auth, wifi, ssid, pass); } void loop() { Blynk.run(); }
3.Configuração do ambiente de trabalho do projeto:
Para preencher o nosso espaço de controlo, a aplicação conta com uma pilha com 2000 pontos de energia (plano gratuito), e é possível gastar a energia da pilha à medida que adicionamos widgets.
A aplicação tem 7 tipos de widgets diferentes, sendo que para este post apenas iremos utilizar 2 deles: Widgets de Controlo e Widgets de Leitura, respetivamente.
- Para começar vamos arrastar um “button” e um “slider” responsáveis pelo controlo do led para a área de trabalho do aplicativo e vamos configura-los.
2. Agora voltamos a selecionar mais um “Button” e um “slider”, desta vez responsáveis pelo buzzer, colocamo los na area de trabalho e configuramo-los da mesma forma que os controladores do led
Num post futuro iremos mostrar como adicionar e fazer a leitura de um sensor apresentando os resultados obtidos sob a forma de gráfico.
Resultado Final:
Lista de Material:
Todos os produtos foram adquiridos na loja de eletrónica e robótica ElectroFun: www.electrofun.pt.
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