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ESP8266 – Controlo de leds e análise de sensores via WIFI

Hoje vamos mostrar como controlar leds, módulos e diversos sensores utilizando apenas o nosso ESP8266, uma aplicação para smartphone e a nossa comunicação WIFI.

 

Esquema de ligação:

Para comunicarmos com o nosso módulo WIFI ESP8266 vamos utilizar uma fonte de alimentação 3.3V/5V, um arduino nano, um led , uma resistência 220 ohm e seguiremos o seguinte esquema

Aplicação “BLYNK”:

O Blynk é uma plataforma que integra um aplicativo (iOS e Android) com o hardware, que pode ser ESP8266, Arduino, Raspberry Pi, Intel Edison, entre outras plataformas de desenvolvimento.

O aplicativo permite a integração direta com o dispositivo pela Internet, ou seja, torna-se possível controlar uma saída digital do ESP pela Internet em poucos minutos e sem complicações.

1.Inicio do aplicativo:

Para utilizarmos esta aplicação vamos ter que criar uma conta onde iremos guardar todos os projetos criados.

2.Configuração do aplicativo:

No ponto 1 vamos definir o nome do nosso projeto

No ponto 2 será possível escolhermos qual o dispositivo que mais se adapta ao nosso projeto, neste caso, vamos escolher o Arduino Nano.

No ponto 3 definimos o tipo de comunicação que vamos utilizar

No ponto 4 podemos escolher o tema que mais nos agrada variando entre o branco e o preto

Por fim, depois de todos os pontos estarem preenchidos de acordo com o nosso projeto, selecionamos o botão “Create”. Irá aparecer um aviso indicando que o TOKEN do nosso projeto foi enviado via email para completar o nosso codigo.

 

Código de programação:

Após a criação do novo projeto na app “Blynk”, vamos programar o nosso arduino para tornar possível a comunicação WIFI entre a aplicação e o módulo

/**************Definição das librarias responsaveis pela comunicação com o  esp e com o arduino**************/
#define BLYNK_PRINT Serial

#include <ESP8266_Lib.h>

#include <BlynkSimpleShieldEsp8266.h>
#include <SoftwareSerial.h>
SoftwareSerial EspSerial(8,9); // RX, TX

// Adquire o TOKEN na aplicação
char auth[] = "INSERIR AUTH TOKEN"; //Inserir o AUTH TOKEN entre das aspas presentes no programa


/************** Credenciais WIFI ***************/

// Defenição da password e do nome da rede 

char ssid[] = "REDE WIFI";

char pass[] = "PASSWORD WIFI";



// Definir a baud dp esp8266 para 9600 para permitir a comunicação com a aplicação

#define ESP8266_BAUD 9600



ESP8266 wifi(&EspSerial);



void setup()

{
  Serial.begin(9600); 

  delay(10);

  EspSerial.begin(ESP8266_BAUD);

  delay(10);
  
  Blynk.begin(auth, wifi, ssid, pass);

}



void loop()

{

  Blynk.run();

}

3.Configuração do ambiente de trabalho do projeto:

 

Para preencher o nosso espaço de controlo, a aplicação conta com uma pilha com 2000 pontos de energia (plano gratuito), e é possível gastar a energia da pilha à medida que adicionamos widgets.

A aplicação tem 7 tipos de widgets diferentes, sendo que para este post apenas iremos utilizar 2 deles: Widgets de Controlo e Widgets de Leitura, respetivamente.


  1. Para começar vamos arrastar um “button” e um “slider” responsáveis pelo controlo do led para a área de trabalho do aplicativo e vamos configura-los.







2. Agora voltamos a selecionar mais um “Button” e um “slider”, desta vez responsáveis pelo buzzer, colocamo los na area de trabalho e configuramo-los da mesma forma que os controladores do led







Num post futuro iremos mostrar como adicionar e fazer a leitura de um sensor apresentando os resultados obtidos sob a forma de gráfico.

Resultado Final:

Lista de Material:

Todos os produtos foram adquiridos na loja de eletrónica e robótica ElectroFun: www.electrofun.pt.

 

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