0

Como utilizar a nova plataforma Arduino Web Editor

Hoje vamos ver como utilizar a nova plataforma Arduino Web Editor, sendo o Arduino IDE dos tempos modernos visto correr diretamente na “nuvem”, com capacidade de guardar online os nossos projetos.

Registo da sua conta no Arduino

Vá ao site arduino.cc e clique no link “Signup” no canto superior direito da página. Preencha o formulário de inscrição e, em seguida, clique no botão “Create Account”.

 

 

 

Depois de estar registado com sucesso na conta Arduino, confirmando no email o seu registo, vá para create.arduino.cc/editor.

 

Siga as indicações que irão aparecer para instalar o plug-in do Arduino Web Editor, depois de aceitar a instalação do plugin para o seu browser, será redirecionado para a página de login do Arduino onde deve colocar os seus dados de registo no login.

 

 

Depois de fazer login, está pronto para começar a usar o Arduino Web Editor. A aplicação web está dividida em três colunas principais:

 

 

A primeira coluna permite navegar entre:

  • Sketchbook: uma coleção de todos os seus projetos (‘ sketch ‘).
  • Exemplos: rascunhos somente leitura que demonstram todos os comandos básicos do Arduino e o comportamento de suas bibliotecas (na guia bibliotecas).
  • Bibliotecas: pacotes que podem ser incluídos no seu projetos para fornecer funcionalidades extras.
  • Serial Monitor: um recurso que permite que receba e envie dados para sua placa via cabo USB.
  • Ajuda: links úteis e um glossário sobre termos do Arduino.
  • Preferências: opções para personalizar a aparência e o comportamento do editor, como tamanho de texto e tema de cores.

Quando selecionado, todos os itens de menu exibem as opções num painel lateral ( segunda coluna ).

 

A terceira coluna, a área de código, é aquela que será mais usada. Aqui, pode escrever código, verificá-lo e enviá-lo para suas placas Arduino, salvar os projetos na nuvem e partilhar com os seus amigos.

 

O primeiro esboço, o blink

Agora que configurou seu IDE Online, vamos ter certeza que o seu PC consegue comunicar com a placa. Vamos testar se conseguimos fazer o upload de um programa.

 

 

Verifique se o Editor é exibido com as suas preferências, sempre configurável no painel Preferências para algumas opções.

 
Ligue a placa Arduino ou Genuino ao computador. Placas e portas serie são automaticamente instaladas e selecionáveis ​no único menu suspenso. Escolha a placa Arduino/Genuino que deseja fazer o upload da lista.

 
Vamos tentar um exemplo: Escolha ‘ Examples ‘ no menu à esquerda, depois ‘Basic ‘ e ‘ Blink ‘. O esboço Blink será exibido na área de código.

 
Para carregá-lo para a sua placa, pressione o botão ‘ Upload ‘ (seta para a direita) perto do menu suspenso. Um rótulo ‘ BUSY ‘ substitui os botões durante a verificação e o carregamento do código. Se o upload for bem-sucedido, a mensagem ” Success: Done uploading ” na área de saída inferior.

 
Uma vez que o carregamento está completo, deve então ver na sua placa o LED começar a piscar. Se este é o caso, então parabéns fizemos upload do nosso primeiro esboço para o nosso Arduino.

 

 

Às vezes, as placas Arduino de fabrica já trazem com o pisca-pisca programado, nesse caso deve testar outro exemplo.

Quais as versões das placas Arduino que são suportados?

 

O Arduino Web Editor tem capacidade para detetar automaticamente que a sua plca Arduino foi ligada à entrada USB do vosso PC, e qual a porta USB a que foi ligada. resta-nos verificar se é a correta e selecionar individualmente.

 

Atualmente, estamos esta plataforma funciona apenas com placas Oficiais Arduino, e algumas placas certificadas. Mas podem encontrar a lista completa de placas suportadas, clicando no menu suspenso e clicando em ‘Selecionar Select Other Board and Port ‘.

 

Nesta janela pop-up também tem a liberdade de selecionar qualquer placa se você quiser verificar se o seu código funciona para um produto específico, mas não tem à mão. Se a placa que conectou não for reconhecida, pode selecioná-la manualmente, mas não se esqueça de também selecionar a porta:

 

 

Serial Monitor

No Arduino Web Editor tem também a janela do Serial Monitor, que está disponível na barra lateral, quando clicar nessa opção a janela será exibida.

 

 

 

Se quiser mostrar algo no Serial Monitor, pode tentar Exemplos> 03.Analog> AnalogInOutSerial. Pressione Upload e veja os valores impressos no na janela.

 

 

Se nenhuma placa estiver ligada naquele momento, o Serial Monitor ficará indisponível.

 

 

Se estiver a utilizar outros programas que se comuniquem através dessa porta (por exemplo o programa Processing ou o Arduino IDE do ambiente de trabalho), será apresentada uma mensagem a indicar que a porta é utilizada por outro software.

 

 

Documente os seus projetos

Documentar seu projeto sempre é uma ótima ideia, que será certamente útil no futuro, para isso vá para o painel Exemplos e selecione o esboço Fade.

 

 

Abra a ” layout.png ” e ” schematic.png “. Estas ilustrações irão como montar seus circuitos eletrónicos. Quando estiver a trabalhar nosseus próprios projetos, pode adicionar suas próprias imagens de documentação clicando na última guia da área de código e escolhendo ‘ Import File into Sketch’.

 

 

Partilhe os seus projetos

Cada esboço criado tem um URL exclusivo, semelhante ao Google Docs. Pressione o botão ‘ Share ‘ e copie o URL fornecido, desta forma pode partilhar da forma que quiser.

 

 

Se fornecer o URL do esboço a alguém, eles depois poderão ver seu código, adicionar uma cópia dele ao seu Sketchbook na nuvem ou fazer download do mesmo.

 

Imaginamos o Arduino Sketch como um Hub que inclui tudo o que precisa para trazer um projeto de raiz. Quando partilhar um esboço com alguém, ambos terão acesso ao código, ao layout com o esquema eletrónico que criou, como ao tutorial completo (quando disponível).

 

Tem ainda a opção de incorporar o esboço numa página da Web copiando o código fornecido na janela de partilha.

————-

Gostaram deste artigo? Deixem o vosso comentário no formulário a baixo, e partilhem com os vossos amigos!

Não se esqueçam de fazer like na nossa Página no Facebook.

Podem ainda colocar as vossas dúvidas no nosso Forum da Comunidade Arduino em Portugal ou no nosso Grupo no Facebook Arduino Portugal – Qual o teu projeto?

Comments

Comentários

Admin

Deixar uma resposta