0

Como lavar os seus têxteis electrónicos

Um textil electrónico, também chamado dispositivo “wearable”, é aquele dispositivo que se leva incluido na roupa e que pode atuar como uma extensão do corpo do utilizador.

Como sabe, há varias placas baseadas em Arduino desenhadas para ser “wearables”, como o Arduino Lilypad ou Flora, que nos permitem criar roupas interativas com infinitas possibilidades, mas todas têm algo em comum, se o pano se suja, tem-se que lavar. Aqui, surge a pergunta:

 E agora como lavo isto ?

Passo #1: Desligar a alimentação

O primeiro passo será retirar as pilhas, baterias…… A fibra de vidro, o plástico e os metais que formam os circuitos podem-se umedecer e agitar moderadamente, mas as pilhas e baterias não se devem dobrar-se nem estar espostas a calor ou líquidos.

Passo #2: Desligar componentes sensíveis

Os componentes que se podem encher de água, como microfones ou sensores ultrasónicos nunca se devem submergir em água. Outros elementos como o fio condutor, LEDs, alguns módulos e as resistências podem-se molhar, seque sempre minunciosamente antes de ligar de novo as baterias, isto evitará o óxido e os curtocircuitos.

Passo #3: Eleger o método de lavagem

Tal como qualquer outra roupa, existem 3 formas de lavar os seus texteis eletrónicos, a lavagem em seco, a lavagem à mão e a lavagem em lavanderia.

Para eleger o método de lavagem, o primeiro que faremos será reparar na etiqueta da roupa, tenha em conta que material foi feita a roupa e quais são as instruções de lavagem e a seguir considere os componentes que se encontram no circuito.

Por exemplo, se a sua camisa se pode lavar na lavanderia mas tem cosido um microfone, o melhor seá a lavagem em seco já que o microfone é um componente sensível à humidade.

Lavagem a mão:

Uma vez retirados, a alimentação e os componentes sensíveis, submergimos a roupa num recipiente com água e sabão liquido e lavamos com cuidado para não danificar nenhum componente.

Lavagem em lavandaria:
Uma vez retirados a alimentação e os componentes sensiveis, introduzimos unicamente a roupa a lavar, seleccionamos um ciclo curto e de agua fria.

Lavagem em seco:

Tal como os outros métodos, tem também que se tirar as pilhas e os componentes sensíveis antes de lavar.

Passo #4: Secar

A lavagem a seco é sempre a melhor, quando se trata de eletrónica.

Este vídeo é muito auxiliador:

Todos os produtos utilizados neste artigo podem ser encontrados na Loja de Eletrónica e Robótica – ElectroFun.

Gostaram deste artigo? Deixem o vosso comentário no formulário a baixo e partilhem com os vossos amigos.

Não se esqueçam de fazer like na nossa Página no Facebook.

Podem ainda colocar as vossas dúvidas no nosso Forum da Comunidade Arduino em Portugal ou no nosso Grupo no Facebook Arduino Portugal – Qual o teu projeto?

Comments

Comentários

Jaime Mota

Deixar uma resposta